Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Lista de discussão

O que é?

Uma lista de discussão é um agrupamento de e-mails atribuindo um único endereço de e-mail o qual, ao ser encaminhado uma mensagem para este e-mail, todos os membros desse grupo a receberão. 

Isso acontece através de um programa especifico que gerencia a lista e que permite, entre outras coisas, ações como configurar parâmetros da lista que refletem seu comportamento, permitir o gerenciamento dos membros que participam da lista, escolher o tipo da lista, entre outros.


O PAPEL DO ADMINISTRADOR E MODERADOR DE UMA LISTA

 

Existem dois papéis de controle de lista associados com cada lista de discussão: Administrador e o Moderador.

Os administradores da lista são as pessoas que tem controle definitivo sobre todos os parâmetros desta lista de discussão. Eles são capazes de modificar qualquer variável da lista de discussão disponíveis através destas páginas web de administração.

Os moderadores de listas tem permissões mais limitadas; eles não são capazes de modificar qualquer variável de configuração da lista, mas tem permissão de realizar qualquer requisição administrativa incluindo a aprovação ou rejeição de requisições de inscrição em espera e despachar postagens em espera.

Para dividir as tarefas de controle da lista em administradores e moderadores, deve-se configurar uma senha separada de moderador, e também fornecer um endereço de email para todos os moderadores da lista.

Caso o administrador assuma a tafera de moderador, ele pode deixar os campos de cadastro do moderador vazios.

 

TIPOS DE LISTAS


Uma lista de discussão pode ser aberta, fechada ou moderada.

ABERTA: neste tipo de lista qualquer usuário, mesmo que não faça parte dela, pode enviar uma mensagem. Este tipo de lista não é recomendada pois vai contra a idéia de lista que consiste em criar um grupo de pessoas para discussão de um assunto especifico. 

FECHADA: neste tipo de lista apenas os membros inscritos na própria lista pelo administrador da lista podem postar uma mensagem.

MODERADA: este tipo é semelhante ao anterior. O que muda é que a mensagem enviada por algum membro da lista, antes de ser publicada para todos os membros da lista, precisará ser autorizada ou não por um moderador ou pelo administrador. Na lista fechada a mensagem enviada para a lista é a automaticamente entregue para todos os membros.