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Correio Eletrônico

     O DeISTI (Departamento de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação) oferece o serviço de correio eletrônico através dos Servidores de e-mail da UFSCar, os quais se encontram instalados nas dependências da SIn - Secretaria Geral de Informática.

     Este serviço está disponível para as categorias Docentes, Servidores Técnicos Administrativos, Estagiários, Alunos de Mestrado e Doutorado e Pesquisadores.


Acesso ao e-mail

      O Serviço de e-mail pode ser acessado pelo Portal UFSCar, através do quadro de acesso localizado no canto inferior esquerdo da página ou acessando diretamente o endereço https://webmail.ufscar.br . As mensagens também podem ser lidas através de softwares/cliente de correio eletrônico como (Mozilla Thunderbird, OutLook, Live Mail e Eudora).

       Agora também é possível acessar mais facilmente por dispositivos móveis.

 

Alunos de Mestrado e Doutorado, Pesquisadores e Servidores Docentes e Técnicos Administrativos

     Para as contas de e-mail dos servidores Docentes (Assistente, Adjunto, Titular ou Substituto) e Técnicos Administrativos, ambos podem sugerir um nome para o seu e-mail institucional (ex:joaquimsantos@ufscar.br ), para isso basta colocar o nome sugerido no campo específico do Formulário de Cadastro que está disponível logo abaixo. A mesma regra vale para as contas de e-mail dos Alunos de Mestrado e Doutorado e dos Pesquisadores contratados por tempo determinado/indeterminado.

     Para realizar o cadastro do seu e-mail institucional realize a impressão do respectivo formulário através do link logo abaixo, preencha todos os campos com os dados solicitados, digitalize o formulário preenchido, acesse www.helpdesk.ufscar.br e abra um chamado solicitando a criação de e-mail institucional e anexe o formulário digitalizado. Não aceitamos cadastros entregues na SIn, as solicitações devem ser feitas exclusivamente pelo helpdesk.

     Após a efetivação/aprovação do cadastro, os dados do seu e-mail UFSCar serão enviados para o e-mail alternativo que você informou no formulário de cadastro.


Professores Substitutos e Pesquisadores

     No caso de Professores Substitutos e/ou Pesquisadores contratados por tempo determinado, estes devem obrigatoriamente especificar a validade do contrato no campo específico do formulário de cadastro; observando que, para Professores Substitutos, o prazo máximo será de 2 anos.

     Inicialmente, o email institucional para Professores Substitutos é validado pelo prazo de 6 (seis) meses até 1 (um) ano para utilização, podendo ser renovado desde que não exceda o período máximo de 2 (dois) anos.

    Para evitar que o email do Professor Substituto seja bloqueado, a secretaria do departamento a qual o Professor está lotado, deverá comunicar à SIn com antecedência sobre a prorrogação do referido contrato de trabalho através de uma declaração específica,  que deverá ser encaminhada exclusivamente via chamado realizado pelo site www.helpdesk.ufscar.br da UFSCar.

 

Outros casos

 Nos casos em que for necessário cadastrar e-mails que não sejam para pessoas físicas (Ex: coordenação de cursos, secretarias de cursos, secretarias de departamento, departamentos, simpósios, eventos, projetos, programas de pós etc.) será obrigatória a solicitação através de ofício ou memorando interno, o qual deverá ser encaminhado excepcionalmente via chamado no site www.helpdesk.ufscar.br solicitando a abertura da respectiva conta.

O ofício/memorando deverá ser feito no formato Word informando o motivo para a criação da conta, o nome da pessoa responsável pela utilização da conta e a sugestão para o nome da conta de e-mail.

Obs: O ofício/memorando deve ser encaminhado anexado ao e-mail e não necessita estar assinado, e após a criação da nova conta, os dados do cadastro serão enviados para o responsável/solicitante.

 

Formulários de Solicitação:

 

Alunos de Mestrado, Doutorado e Pesquisadores

Docentes e Técnicos Administrativos